O CAXIENSE lança página no Foursquare

O jornal O CAXIENSE sai na frente mais uma vez e é o primeiro jornal do Sul no Foursquare. Desde terça (3), usuários da rede social baseada em geolocalização já podem seguir a página www.foursquare.com/ocaxiense para obter dicas de serviços locais elaboradas pela equipe do jornal que ajudam a explorar pontos e estabelecimentos interessantes de Caxias do Sul.

O CAXIENSE deixa suas tips, retiradas principalmente da seção Top 5 (publicada semanalmente na versão impressa), em estabelecimentos e pontos da cidade. Ao chegar nesses lugares e fazer check-in com seus smartphones, os usuários podem ver as dicas do jornal e acrescentá-las na sua lista de coisas a serem experimentadas ou que já foram feitas.

Cafeterias e livrarias são alguns dos pontos já explorados por O CAXIENSE que constam no Foursquare.

Com a entrada no Foursquare, O CAXIENSE segue a tendência de grandes veículos como The New York Times e History Channel ao incentivar a interação de habitantes e turistas com a cidade.

Durante o International Symposium on Online Journalism, realizado em Austin, no Texas, promovido pelo Knight Center of Journalism e pela University of Texas, o Foursquare recebeu grande atenção de pesquisadores e jornalistas. O professor de Jornalismo Timothy Currie, da University of King’s College, do Canadá, apresentou artigo analisando o uso do Foursquare por diversos veículos, principalmenteNational Post, Edmonton Journal e Vancouver Sun, do grupo canadense Metro Canada.

Inspirado nesses exemplos, O CAXIENSE estreia no Foursquare primando, como sempre, pelo jornalismo local. O jornal – quem tem uma versão impressa, semanal, e uma diária, em www.ocaxiense.com.br – também está no Tumblr, Twitter,Facebook, Orkut, Formspring, Plurk, Youtube e Flickr. Além disso, disponibiliza aplicativos gratuitos para iPhone e iPad, que podem ser baixados na AppStore.

O jornal O CAXIENSE completou um ano em 5 de dezembro de 2010, com tiragem de 5 mil exemplares, distribuídos entre assinantes e 65 pontos de venda de Caxias do Sul. O site do jornal tem uma média de 200 mil pageviews mensais.