Text

O CAXIENSE lança página no Foursquare

O jornal O CAXIENSE sai na frente mais uma vez e é o primeiro jornal do Sul no Foursquare. Desde terça (3), usuários da rede social baseada em geolocalização já podem seguir a página www.foursquare.com/ocaxiense para obter dicas de serviços locais elaboradas pela equipe do jornal que ajudam a explorar pontos e estabelecimentos interessantes de Caxias do Sul.

O CAXIENSE deixa suas tips, retiradas principalmente da seção Top 5 (publicada semanalmente na versão impressa), em estabelecimentos e pontos da cidade. Ao chegar nesses lugares e fazer check-in com seus smartphones, os usuários podem ver as dicas do jornal e acrescentá-las na sua lista de coisas a serem experimentadas ou que já foram feitas.

Cafeterias e livrarias são alguns dos pontos já explorados por O CAXIENSE que constam no Foursquare.

Com a entrada no Foursquare, O CAXIENSE segue a tendência de grandes veículos como The New York Times e History Channel ao incentivar a interação de habitantes e turistas com a cidade.

Durante o International Symposium on Online Journalism, realizado em Austin, no Texas, promovido pelo Knight Center of Journalism e pela University of Texas, o Foursquare recebeu grande atenção de pesquisadores e jornalistas. O professor de Jornalismo Timothy Currie, da University of King’s College, do Canadá, apresentou artigo analisando o uso do Foursquare por diversos veículos, principalmenteNational Post, Edmonton Journal e Vancouver Sun, do grupo canadense Metro Canada.

Inspirado nesses exemplos, O CAXIENSE estreia no Foursquare primando, como sempre, pelo jornalismo local. O jornal – quem tem uma versão impressa, semanal, e uma diária, em www.ocaxiense.com.br – também está no Tumblr, Twitter,Facebook, Orkut, Formspring, Plurk, Youtube e Flickr. Além disso, disponibiliza aplicativos gratuitos para iPhone e iPad, que podem ser baixados na AppStore.

O jornal O CAXIENSE completou um ano em 5 de dezembro de 2010, com tiragem de 5 mil exemplares, distribuídos entre assinantes e 65 pontos de venda de Caxias do Sul. O site do jornal tem uma média de 200 mil pageviews mensais.

Text

App para iPhone de O CAXIENSE tem atualização

O jornal O CAXIENSE disponibiliza, a partir desta terça (15), a atualização de seu aplicativo para iPhone. A primeira versão foi lançada em 21 de dezembro consolidando o veículo como o primeiro do Sul do Brasil a estar na plataforma móvel da Apple.

Com a atualização, todas matérias são carregadas antes de sua apresentação enquanto o usuário visualiza uma splash screen.

Além destas duas novidades, a listagem de notícias agora é acompanhada de um preview da imagem do post.

Para baixar a atualização basta acessar o link da AppStore. Quem já baixou o aplicativo também pode aguardar o alerta para atualização automática. 

O CAXIENSE também é o 1º jornal do Sul do país a estar no iPad, onde as edições impressas podem ser baixadas gratuitamente. A versão para iPad foi lançada oficialmente em 31 de janeiro.

Tanto o aplicativo para iPhone como o app para iPad foram desenvolvidos pela Flip Studio.

O jornal O CAXIENSE completou um ano em 5 de dezembro de 2010 com uma tiragem de 5 mil exemplares impressos no Correio do Povo, distribuídos entre assinantes e 65 pontos de venda de Caxias do Sul. O site do jornal (www.ocaxiense.com.br) tem uma média de 170 mil pageviews mensais.

Text

No Dia do Repórter, @ocaxiense indica livros e filmes que todo repórter (ou aspirante) deve ler/assistir

Livros
O Reino e O Poder, Fama & Anonimato, A Mulher do Próximo e Os Honrados Mafiosos, Vida de Escritor (Gay Talese); Os Eleitos e Radical Chique e O Novo Jornalismo (Tom Wolfe); A Sangue Frio e Os Cães Ladram (Truman Capote); O Olho da Rua e A Vida que Ninguém Vê (Eliane Brum); Abusado e Rota 66 (Caco Barcellos); A Luta e Os Exércitos da Noite (Norman Mailer); O Anjo Pornográfico e Estrela Solitária (Ruy Castro); Chatô, O Rei do Brasil e O Mago (Fernando Morais); A Vida como Performance (Kenneth Tynan), Filme (Lillian Ross), Hiroshima (John Hersey), Cama de Cimento (Tomás Chiaverini), 101 Dias em Bagdá (Asne Seierstad), Hell’s Angels, Medo e Delírio em Las Vegas (Hunter S. Thompson), Morcegos Negros (Lucas Figueiredo), Cobras Criadas (Luiz Maklouf Carvalho), O Mais Longo dos Dias (Cornelius Ryan), Na Natureza Selvagem (Jon Krakauer), O Segredo de Joe Gould (Joseph Mitchell), Gomorra (Roberto Saviano), O Informante (Kurt Eichenwald).



Filmes:
Cidadão Kane (1941), Todos os Homens do Presidente (1976), O Jornal (1994), O Informante (1999), Boa Noite e Boa sorte (2005), Frost/Nixon (2008), Intrigas de Estado (2009).

Parabéns aos repórteres que trabalham com ÉTICA e RESPONSABILIDADE para promover mudanças sociais!

Um parabéns especial para a equipe responsável pelas reportagens do jornal O CAXIENSE: Camila Boff, Carol De Barba, Fabiano Provin, Felipe Boff, José Eduardo Coutelle, Marcelo Aramis, Paula Sperb, Robin Siteneski, Renato Henrichs, Roberto Hunoff e Valquíria Vita.

Photo
O cão entregador do jornal @ocaxiense

O cachorrinho da foto é o Barto, o cairn terrier do assinante Celso Tissot, entregando a edição 58 do jornal O CAXIENSE. 
Um cão inteligente :)

O cão entregador do jornal @ocaxiense

O cachorrinho da foto é o Barto, o cairn terrier do assinante Celso Tissot, entregando a edição 58 do jornal O CAXIENSE. 

Um cão inteligente :)

Text

A partir de amanhã, você pode comprar @ocaxiense na PRAIA. Veja os pontos de venda

Na praia, não esqueça de nada do que é essencial.

Onde comprar O CAXIENSE no Litoral:

Arroio do Sal, Areias Brancas e Curumim: em mercados e farmácias | Torres: Praia da Cal - Mercado Pacheco (R. Alfieiro Zanarde esq. R. Leopoldino João da Rosa), Praia Paraíso - Mercado Paraíso (R. Paraná, 280), Praia Real - Mercado Real (Av. 5, s/n), Praia Estrela - Mercado Estrela (Av. Humaitá, s/n), Praia Weber - Mercado Farias (R. Antonio José Bitencurt, 120) | Passo de Torres (SC): Padaria da Ponti (Av. Beira Rio, 70, sl. 1, em frente à ponte pênsil)

Text

Ganhe uma escultura em cerâmica de Simone Sgorla. Siga @ocaxiense e RT para concorrer #ocaxiense1ano. Foto

No aniversário de 1 ano do jornal O CAXIENSE você pode ganhar uma delicada rosa, de 15cm x 20cm, da artista plástica Simone Sgorla.

Para concorrer dê RT no post da promoção do Twitter. 

Aproveite e faça uma assinatura do jornal O CAXIENSE com 50% de desconto. 

Text

Siga @ocaxiense, dê RT e concorra ao livro ‘Arquitetos da Serra Gaúcha’ da @belasletras

#ocaxiense1ano

Dois exemplares do livro ‘Arquitetos da Serra Gaúcha' são os presentes desta terça (30) para os leitores do jornal na semana comemorativa #ocaxiense1ano.

Os livros são da editora caxiense Belas Letras. Veja fotos abaixo.

Para concorrer, siga @ocaxiense no Twitter e dê RT no post da promoção. 

#ficaadica festa #ocaxiense1ano

Text

Festa de aniversário #ocaxiense1ano

O jornal @ocaxiense comemora 1 ano de jornalismo inteligente e convida todos leitores para a festa que será no @LeedsPub, na próxima sexta (3), a partir das 19h. 

#comofaz A entrada é grátis. Durante a festa, os tweets com a hashtag #ocaxiense1ano vão aparecer no telão do @LeedsPub. O aniversariante @ocaxiense disponibiliza o computador. A cobertura fica por conta dos convidados. 

#ficaadica O jornal @ocaxiense está preparando diversas novidades – além da festa #ocaxiense1ano – para comemorar a data. Depois dos convidados, o melhor do aniversário são os presentes. 

Text

Edição 45

Perfil é um dos gêneros mais prazerosos – para quem lê e para quem escreve – no jornalismo. A edição 45 do jornal O Caxiense oferece cinco excelentes perfis dos políticos eleitos. 

Com a manchete Quem representa Caxias: Um sindicalista poderoso, um médico compenetrado, um advogado tradicionalista, uma professora recatada e uma filósofa inquieta defenderão os interesses da cidade na Câmara de Deputados e na Assembleia Legislativa o jornal chama atenção para este conteúdo especial. A capa foi produzida pelos editores Felipe Boff e Marcelo Aramis junto com o  fotógrafo André T. Susin. Uma gravata branca foi customizada com transfers com o símbolo de Caxias do Sul para a foto de capa.

Cinco repórteres acompanharam a rotina dos perfilados fizeram entrevistas com os próprios e até com seus adversários políticos, tudo pela busca do texto mais fiel possível aos personagens. Marcelo Mugnol escreveu sobre Assis Melo; José Eduardo Coutelle, sobre Pepe Vargas; Valquíria Vita, sobre Alceu Barbosa Velho; Cíntia Hecher, sobre Maria Helena Sartori; e Camila Boff sobre Marisa Formolo.

Para ler os perfis e demais reportagens da edição 45 do jornal O Caxiense busque seu exemplar em um dos 65 pontos de venda em Caxias do Sul ou assine (aliás, última semana para aproveitar a promoção!)

»> LEIA TAMBÉM: Cobertura eleitoral do jornal O Caxiense tem 10 mil visualizações no domingo